O sudoeste da Flórida tem muito a oferecer e é um dos locais de férias mais populares dos Estados Unidos, atraindo não apenas americanos, mas também milhares de viajantes internacionais. Conexões diretas com os aeroportos de Fort Myers, Fort Lauderdale, Tampa ou Miami proporcionam fácil acesso ao sudoeste da Flórida.
De Marco Island, no sul, até as ilhas de Sanibel e Captiva, na costa de Fort Myers, a área oferece 50 km de belas praias de areia branca. Sem mencionar as muitas áreas naturais com florestas de mangue, lar de tartarugas e inúmeras espécies de pássaros. O oceano é o lar de muitos golfinhos e peixes-boi, que podem ser vistos perto da praia e nos inúmeros canais.
O clima temperado significa que as temperaturas diurnas raramente caem abaixo de 20°C, mesmo no inverno, e as temperaturas do oceano são ideais para nadar durante cerca de 9 meses do ano. A vegetação é bem caribenha. Uma grande variedade de palmeiras, frutas cítricas, buganvílias, oleandros, grandes seringueiras e benjamins decoram os jardins e os muitos parques públicos. Além disso, em muitas reservas naturais, a vegetação original e a vida selvagem diversificada com panteras, ursos, jacarés, linces, tartarugas, tatus e guaxinins ainda estão preservadas.
Em várias publicações, Naples é chamada de capital mundial do golfe por um motivo. Aqui você encontrará mais de 80 campos para todos os níveis. Cerca de 10 deles são públicos e, na baixa temporada, entre maio e outubro, é possível jogar em outros 30 campos de golfe. O extenso Condado de Lee também tem cerca de 70 campos para oferecer. Graças ao belo clima, pode- se jogar golfe quase 365 dias por ano.
A área também é um paraíso para os velejadores. Muitas residências têm suas próprias docas para barcos, aguardando sua visita para explorar as várias ilhas ao largo da costa (habitadas e desabitadas).
Diversos shopping centers e outlets oferecem roupas de marca a preços incrivelmente baixos. Descontos de 50 a 70% são comuns.
Mas o sudoeste da Flórida também é um bom ponto de partida para viagens a outras atrações da Flórida, como os grandes parques de diversões em Orlando e Tampa, o Cabo Canaveral, as reservas naturais e as aldeias indígenas em Everglades ou as Keys (lar de Ernest Hemingway).
O lugar mais interessante para os turistas no sudoeste da Flórida é Naples. Fundada há 120 anos, a vila de pescadores tem um toque europeu característico. Distritos comerciais exclusivos, excelentes restaurantes, mais de 80 campos de golfe, milhares de casas de luxo e uma cultura diversificada atraíram muitos atores, esportistas e empresários americanos proeminentes para a região.
Marco Island oferece um ambiente exclusivo para os amantes de barcos. Muitos canais oferecem aos capitães esportivos a oportunidade de estacionar seu barco bem em frente ao portão. Marco Island está localizada na ponta sul, o que a torna um local ideal para visitar a cadeia de ilhas também conhecida como Dez Mil Ilhas. Marco Island chama a atenção com praias amplas e várias lojas e restaurantes. Naples fica a cerca de 25 minutos de carro ao norte.
Bonita Springs e Estero são pequenas cidades entre Naples e Fort Myers. Bonita Springs tem um belo trecho de praia ao longo da península de Bonita Beach. Estero não tem acesso à praia, pois fica atrás de vastas florestas de mangue e baías. Entretanto, ambos os lugares têm vários shopping centers, excelentes restaurantes e vários campos de golfe públicos.
Fort Myers oferece uma atmosfera mais urbana. O centro histórico foi parcialmente restaurado nos últimos anos e oferece um bom entretenimento à noite. Uma grande atração aqui são as localidades ribeirinhas, onde você pode encontrar grandes propriedades ou novos prédios de apartamentos. Há vários shopping centers, restaurantes e também vários campos de golfe interessantes. A cidade faz fronteira com várias ilhas (Fort Myers Beach, Sanibel Island e Captiva Island) que oferecem quilômetros e quilômetros de praias.
Cape Coral é um paraíso para os amantes de barcos e é atravessado por inúmeros canais. A área tem uma atmosfera exclusiva e é conhecida por seu famoso iate clube. O mar aberto não fica muito longe e pode ser alcançado de barco. Cape Coral oferece lojas para as necessidades diárias, restaurantes e alguns campos de golfe públicos. Para chegar à praia, é preciso atravessar as pontes para Fort Myers e, de lá, para as ilhas em alto-mar.
Naples
A antiga vila de pescadores está situada no Golfo do México e tem mais de 20 quilômetros de belas praias de areia branca. Algumas das áreas mais conhecidas são a 5th Avenue South e a 3rd Street South.
Naples tem vários distritos comerciais com butiques exclusivas, joalherias e lojas de móveis, lojas de souvenirs e muito mais. Precisa relaxar entre as compras? Sente-se em um dos muitos locais à beira-mar. Além das butiques caras com marcas de grife americanas e internacionais, você encontrará muitas oportunidades de comprar itens de alta qualidade a preços de liquidação.
Há centenas de restaurantes com atraentes delícias culinárias. Muitos dos locais premiados oferecem assentos ao ar livre, alguns com vistas deslumbrantes dos canais ou do Golfo do México. Apresentações regulares ao vivo de artistas regionais aprimoram o estilo de vida caribenho.
Naples também tem muito a oferecer em termos culturais. Por exemplo, aparições frequentes de celebridades conhecidas, inúmeros museus ou feiras de arte de importância nacional.
Muitas publicações se referem extraoficialmente a Naples como a capital mundial do golfe, pois a cidade tem o maior número de buracos de golfe por habitante em todo o mundo. Cerca de 80 campos de golfe, em parte projetados pelos arquitetos mais famosos, serpenteiam por áreas residenciais de luxo ou por florestas de ciprestes ao longo de muitas áreas aquáticas. Além do golfe, Naples também oferece excelentes oportunidades para outras atividades, como tênis, passeios a cavalo e todos os tipos de esportes aquáticos ou pesca.
A paisagem urbana inteira é caracterizada por uma limpeza surpreendente. Diversos jardineiros mantêm os inúmeros espaços verdes e parques em perfeitas condições.
A cidade passou por um boom sem precedentes nos últimos anos. Há muitas casas e apartamentos novos de alta qualidade com comodidades de luxo ao longo das praias ou nas diversas comunidades. Naples é o lugar onde não apenas personalidades famosas da TV e empresários compram segundas residências, mas também inúmeros americanos e europeus ricos. A cidade abriga o segundo maior número de pessoas milionárias em comparação com a população de todos os Estados Unidos. A população dobrou nos últimos 15 anos e continua crescendo.
Naples ganhou vários prêmios nos Estados Unidos:
- 2023: Melhor lugar para se viver nos Estados Unidos (site Scholaroo)
- 2023: 6º melhor lugar para se viver nos Estados Unidos (US News and World Report)
- 2021: Melhor cidade praiana dos EUA (site WalletHub)
- 2019: A cidade com o melhor desenvolvimento econômico dos EUA (site GoBankingRates)
- 2016 – 2019: Melhor cidade dos EUA com maior bem-estar (site Gallup)
- 2019: Melhor cidade para se aposentar nos Estados Unidos (site: SmartAsset)
- 2018: Melhor cidade para se aposentar nos EUA (Revista: Livability)
- 2015 – 2018: Melhor cidade dos Estados Unidos (Índice Nacional de Saúde e Bem-Estar)
- 2015: Melhor cidade para viagens de luxo de 2017 (USA Today): 2 praias classificadas como a 1ª e a 3ª melhores praias da Costa do Golfo da Flórida (Website: Trippings)
- 2013: Melhor destino de viagem para golfistas na América do Norte (Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe).
A cidade de Naples tinha uma população de 19.100 habitantes no último censo de 2020. Naples é a sede do condado de Collier County, com uma população de 375.700 habitantes (2020).
Marco Island
A Marco Island, uma ilha subtropical no sul do Condado de Collier, é uma das Dez Mil Ilhas ao norte de Everglades e é a maior desse arquipélago, com 62 km2 de terra. Na época, os exploradores espanhóis a chamavam de “San Marco”.
A Marco Island é conhecida por suas amplas praias de areia e inúmeros canais. Não é de se surpreender que muitos iatistas tenham se estabelecido aqui. Há também vários restaurantes excelentes, e o centro “Esplanade” oferece a oportunidade perfeita para um passeio após o jantar. Você também encontrará muitas lojas para suas necessidades diárias.
Os entusiastas de esportes aquáticos certamente farão valer o seu dinheiro aqui. Há também várias quadras de tênis públicas. Os dois campos de golfe da ilha são reservados para membros. Os campos públicos mais próximos ficam a cerca de 11 km de distância.
Culturalmente, Marco Island oferece mais de 100 galerias de arte e um teatro com diferentes apresentações de dança, concertos de música e teatro.
A população era de 15.760 habitantes em 2020.
Bonita Springs
Bonita Springs é uma cidadezinha charmosa no sudoeste da Flórida, com aproximadamente 12.900 habitantes, entre Fort Myers e Naples. A cidade ainda tem algum charme dos primeiros dias do turismo na Flórida. Bonita tem uma praia muito linda, com bom acesso e estacionamento. Vale a pena mencionar especialmente Barefoot Beach e Lovers Key. No centro da cidade corre o largo Imperial River, que é ideal para passeios de barco e canoagem nos trechos superiores.
Bonita Springs oferece muitas possibilidades de compras para suas necessidades diárias e também tem seu próprio “Promenade”, um pequeno shopping center. No entanto, as cidades vizinhas de Estero e Naples oferecem muito mais oportunidades de compras.
A cidade também tem vários restaurantes, desde os mais elegantes até os mais pitorescos. Há algo para todos os gostos. E, caso contrário, você sempre pode encontrar um restaurante na vizinha Naples.
O histórico Everglades Wonder Garden definitivamente merece uma visita. Vários centros culturais também foram criados e muitos restaurantes oferecem música ao vivo.
As atividades em Bonita incluem golfe, tênis, cavalgadas, fitness e, é claro, todos os tipos de esportes aquáticos.
Bonita está estrategicamente localizada entre Naples e Fort Myers. A rodovia interestadual e o Aeroporto Internacional de Fort Myers são de fácil acesso.
Estero
A área ao norte de Bonita Springs e ao sul de Fort Myers não foi reconhecida como uma cidade separada até finais de 2014. A região tinha pouco mais de 18.000 residentes em 2010 e estima-se que a população tenha chegado a 33.500 residentes em 2018. Ela não tem um centro urbano real.
Estero não tem seu próprio acesso à praia: é separada do oceano por uma grande baía. O acesso mais próximo é em Bonita Springs, pela Bonita Beach Road.
Estero tem os maiores shopping centers da região: Coconut Point e Miromar Outlets. Sem dúvida, vale a pena visitá-los. Os maiores eventos da região ocorrem na Hertz Arena, com mais de 7.000 lugares.
Fort Myers
Nas margens pitorescas do amplo rio Caloosahatchee fica a cidade de Fort Myers, com aproximadamente 86.400 habitantes. Fort Myers é a capital do Condado de Lee, com uma população de 760.900 habitantes (em 2020), e é um centro com bancos, empresas de manufatura, uma universidade e um aeroporto internacional. A cidade também é conhecida pelas históricas residências de inverno do inventor Thomas Edison e do fabricante de automóveis Henry Ford.
Nas últimas décadas, a população aumentou significativamente. Com um turismo em expansão, infraestrutura estável e um mercado de trabalho em crescimento, Fort Myers continuará a evoluir. Dezenas de parques, museus, restaurantes, teatros e locais históricos criam uma comunidade vibrante. O transporte público, como o ônibus “Lee Tran”, simplifica a viagem para os locais vizinhos. O Aeroporto de Fort Myers oferece voos internacionais diretos e sem escalas para quase 50 destinos nos Estados Unidos. Fort Myers também conta com a recém-construída Jet Blue Arena, onde o famoso time de beisebol Boston Red Sox realiza seu treinamento de inverno.
Um ponto focal é o campus da Florida Gulf Coast University, que abriga mais de 15.000 alunos.
Fort Myers em si não tem acesso à praia. É preciso ir a uma das ilhas da costa, como Fort Myers Beach ou Sanibel, para mergulhar os pés no mar.
Há grandes shopping centers, como o Edison Mall, o Gulf Coast Town Center, o Sanibel Outlets e o Bell Tower Shops.
Muitos restaurantes animam a cidade e as instituições culturais oferecem uma ampla variedade de entretenimento.
Cape Coral
Cape Coral está separada de Fort Myers pelo largo rio Caloosahatchee. Com uma população de 194.000 habitantes (censo de 2020), é a maior cidade do Condado de Lee. Ela também é chamada de “Waterfront Wonderland”. O motivo são os 640 km de vias navegáveis que atravessam a cidade. Cape Coral tem o maior número de vias navegáveis do mundo. No entanto, nem todos eles estão conectados ao Golfo do México. Em 2016, a cidade foi eleita a 9ª melhor cidade para se aposentar nos Estados Unidos.
Há uma pequena área no centro da cidade com algumas butiques e restaurantes, onde os primeiros edifícios foram construídos na década de 1960. A área está localizada na Cape Coral Parkway, na península sul, entre a Del Prado e a Coronado Parkway.
A cidade está conectada a Fort Myers por duas pontes com pedágio ao sul. As conexões para o norte (US Highway 41) são gratuitas.
As praias mais próximas ficam em Fort Myers Beach, Sanibel Island e Captiva Island.
Embora você encontre muitas lojas para suas necessidades diárias, as oportunidades de compras de roupas, sapatos ou qualquer outra coisa são limitadas.
Cape Coral é especialmente popular entre os entusiastas de esportes aquáticos.